O encontro 'Aliança dos Povos da Floresta' foi realizado ente os dias 09 a 11 de novembro de 2011, organizado por Haru Kuntanawa com o objetivo de UNIR os povos da floresta indígenas e extrativista para retomar e fortalecer a aliança em prol da proteção da cultura, natureza e o uso sustentável dos recursos naturais.
A reunião visou quatro temas principais: Projeto "Corredor Pano" especificamente sobre suas linhas de ações voltadas ao fortalecimento cultural e ambiental.; Retomada da Aliança dos Povos da Floresta; inclusão e estratégia de participação dos povos indígenas na Conferência Rio+20 com seus conceitos de relações harmônica com a natureza e proteção da bio diversidade; discussões sobre os impactos ambientais que serão causados pelos projetos de exploração de madeira, petróleo, ferrovias e estradas. Foram convidadas organizações regionais dos movimentos indígenas e extrativistas, movimentos sociais, organizações governamentais e não governamentais, parceiros nacionais e internacionais.
Durante a reunião abordamos a luta do passado, os resultados alcançados e as ações do presente em prol da vida dos povos da floresta.
Segundo as lideranças o projeto Corredor pano tem característica única, onde os povos indígenas do tronco lingüístico Pano tem a participação ativa e todas as suas opiniões são fundamentais para a continuidade do projeto. O festival cultural corredor pano é uma ação que estar tendo uma repercussão positiva, onde os povos se encontram não somente para as praticas culturais como também para discutir e compartilhar as suas problemáticas e desafios. Foi firmado entre os indígenas que o III Festival cultural corredor pano será realizado em Kuntamanã com uma feira de sustentabilidade dos povos, como forma de divulgar os seus produtos auto sustentável de forma harmônica com a natureza, "vivendo com a floresta em pé" é o dilema do projeto corredor pano.
Sobre o a Alianças dos povos da Floresta foi firmado que será necessários outros encontro para definição das demandas, tendo em vista que foi abordado as conquista do passado e seria necessário outros encontros para definir as ações do presente, porque as demandas são enumeras.
Apoio:
Reunião
Iniciativa "Plantando Vida"
Realizado na reunião como forma de conscientização das pessoas que precisamos da floresta em pé, e para conseguir alcançar estes objetivos é necessário "Plantar vida"
Fotos de Barbara Veiga.