Povo Nawa

                                      


O povo Nawa  fazem parte do trongo  linguístico pano e hoje lutam para resgatar a sua língua materna. Nawa siguinifica  “povo”. A palavra em geral significa outro povo os quais os distingues dos outros povos. Atualmente a população é de aproximadamente 700 pessoas, divididos em quatro aldeias (Sete de setembro, Zumira, akidaban e novo recreio , no município de Mancio Lima, rio moa em uma área de 83.218 hectares, que esta em processo de regularização fundiária.
Os Nawa tinha sido considerado  como um povo extinto entre 1904 a 1998. Esta situação foi revertida  em 1999 pelo Conselho Indigenista Missionario (SIMI) que reconheceram os índios que habitavam as margem direita do Rio Moa, na área do Parque nacional da Serra do divisor, como remanecentes dos Nawa.  A partir deste momento  iniciou o processo de reconhecimento étnico e o inicio da luta pela regularização fundiária dos seus territórios. Há registro histórico dos exploradores e pesquisadores ao longo do século 19 e assim como outros povos indígenas do Acre, foram massacrados pelos caucheiros peruanos e seringalistas brasileiros para exploração da borracha. Os impactos foram imensos até hoje lembrados  na memória dos mais velhos.
Antes do contato com o não indígena moravam em grandes malocas que reunião varias famílias. A partir do contato foram transformados ao longo do século em casas habitadas por uma família. As construção são  feitas com recursos da floresta como a madeira, paxiubão e coberta com palhas e também algumas cobertas com alumínio. A base da alimentação é  a agricultura família, produzem macaxeira, arroz, feijão, milho, cana de açúcar, batata doce, cará, pupunha, abacaxi,  tabaco e complementam a alimentação com a  pesca, caçada e algumas pessoas com pequenas criações de gado.  Produzem para o consumo e o restante é comercializado em Mancio Lima. Em volta da sua casas eles cultivam temperos, plantas medicinais e vários tipos de frutíferas .
As mulheres são encarregadas de cultivar as ervas medicinais  e de tratarem os ferimentos, tosse, dor de barriga, assim como o costumes de se tratarem com as benzedeiras.
Os Nawa se consideram católicos, mais mantêm praticas e crenças da cultura dos povos pano, facilmente visível.
Produzem vários artefatos para o uso domestico como raladores, vassouras, cestos e potes de barro, como também o artesanato como colares, pulseiras, cocar entre outros.

CULTURA
 Seus rituais de festa são chamados de SHÃNÃDÃIÃ. Festa cultural com danças, cantos, tomam caiçuma e utilizam os seus adornos e pinturas corporais. Os rituais não tem data marcada, e acontece de acordo com a necessidade de praticar a cultura tradicional. Para fortalecer a cultura os rituais são passados de pai para filho, como também são ensinados na escola de educação diferenciada.
A escola foi construída pela prefeitura depois de varias reivindicações imposta pela comunidade. Atualmente são quatro pessoas que falam fluentemente a língua pano e hoje o maior desafio e que todos possam voltar a falar a língua materna.

Carência
Este povo ainda não possui seu território demarcado;
Não possui espaço  cultural adequado para as praticas  tradicionais;
Não existe atualmente projetos para o fortalecimento cultural;
Os seringalistas proibiram este povo de praticar seu próprio idioma e hoje Somente quatro pessoas falam a Língua materna e o restante em processo de aprendizagem;
Falta de estrutura adequada para garantir a geração de renda, considerando que este povo se encontra em uma região rica em recursos naturais e possuem um grande conhecimento tradicional.
Não possuem ponto de cultura (internet)

Potenciais
Os nawa possuem uma grande diversidade de recursos naturais da fauna e flora como também nos recursos hídricos, existentes dentro do território o qual reivindicam com convicção que são donos por direitos originários.    

 Ameaças
Exploração de petróleo  próximos as suas terras já em fase de execução de estudos sísmicos, o qual não foram consultados ;
Leis PEC 315 o qual dificulta o processo de regularização fundiária;

Estrutura
Posto de saúde dentro da comunidade;
Escola com o sistema de educação diferenciada implantada;

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