Projeto Ambiental e Cultural


O projeto "Corredor Pano" é um Programa de Políticas Indígenas que está estruturado inicialmente em Cinco Eixos principais e tem por objetivo a união entre os povos indígenas do tronco lingüístico Pano, que hoje defendem uma política de integração através do estabelecimento de corredores culturais e ambientais.

As Políticas Indígenas não são necessariamente públicas porque trata de público específico. Contudo, em uma análise minuciosa se torna também pública porque é coletiva e interventora. A melhoria dos espaços indígenas, sua estruturação, a conservação da terra e do habitat e uma melhor qualidade de vida, trazem benefícios que refletem em toda a população pertencente ao entorno da T.I. É também o alicerce para o fortalecimento da identidade desses povos e de sua cultura ancestral que vêm se perdendo ao longo de décadas de contato com povos não-índios.

O processo de construção do projeto Corredor Pano foi  idealizado por Haru Kuntanawa e maturado em encontros com lideranças indígenas e não-índios preocupados com os rumos que a preservação das terras no Acre estava tomando e as condições de vida cultural e social destes povos.Essa preocupação se estendia desde os processos de demarcação das terras que ainda não estavam regularizadas passando pela problemática da preservação do habitat dos residentes da floresta e até as questões das intervenções sofridas pelo convívio com os não-índios.Esses contatos e conversas com lideranças e representações indígenas foi dando o contorno necessário à massa bruta de propostas que viria a se tornar o escopo do projeto. Parte das propostas foi posta em prática no ‘I e II Festival Cultural Corredor Pano’ realizado em julho de 2010 e 2011, na aldeia Kuntamanã, povo Kuntanawa, RESEX Alto Juruá, município de Marechal Thaumaturgo, Acre, ambos com o  apoio do Ministério da Cultura – MinC.
Em outubro de 2010 realizamos na Aldeia Katukina, em Cruzeiro do Sul, o I Encontro de Lideranças do Povo Pano, apoiado pelo Ministério da Cultura – MinC, com o intuito de apresentar as propostas do Projeto transformando-o em Programa cultural e ambiental, como também referendar o apoio das lideranças indígenas.
Foi discutido na ocasião questões como a propriedade imaterial da Ayahuasca, com presença do Instituto do Patrimônio Histórico e  Artístico Nacional – IPHAN.

Em julho de 2011 através do Prêmio TUXAUA 2010 -  iniciativa "Expedição Corredor Pano", estar nos possibilitando dá continuidade ao levantamento de informações diretamente nas aldeias. Desta forma o projeto se torna de dentro para fora e participativo, onde cada etnia apresenta seu ponto de vista, se tornando fundamental para a realização do projeto. Desta forma as  diversas ações estão  ligadas aos objetivos que foram sendo realizadas ao longo de 2010 a 2012. 
Haru estar articulando através de encontros e conversas em diversos espaços como encontros regionais, eventos em embaixadas fora do Brasil, encontros com políticos para conseguir apoio ao Projeto.


Haru Kuntanawa
Coordenador e Idealizador do Projeto Corredor Pano
Vice Coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá – OPIRJ
Presidente da Associação Sócio Cultural e Ambiental Kuntamanã - ASCAK





                                                         Apoio dos festivais 2010 e 2011 :

                                                                   Ministério da Cultura


                 Apoio ao projeto "Corredor Pano" com a iniciativa "Expedição Corredor Pano":

                                                        Prêmio TUXAUA 2010.