O II Festival Cultural Corredor Pano realizado nos dia 15 a 20 de julho de 2011, na aldeia Kuntamanã, Rio Tejó, município de Marechal Thaumaturgo. Reuniu mais de 200 pessoas, entre indígenas de dose etnias do tronco linguístico Pano, etnia Marubo do Amazonas, e a etnia Ashaninka do tronco Aruake do Acre e jornalistas, pesquisadores, produtores de cinema e representantes do governo. A celebração aconteceu Durante os cinco dias de festa a céu estrelado , com direito a lua cheia.Os presentes puderam reviver tradições que marcam o centenário de descobrimento do povo Kuntanawa pelos “não-índios”.
As principais atividades programação foram rituais sagrados, dança do mariri, contação de historia, pescaria tradicional , pinturas corporal e rodadas de conversas sobre as problemáticas que afetam a vida dos povos da floresta. O objetivo maior do encontro é o intercâmbio cultural do mesmo tronco lingüístico Pano para troca experiências e saberes, se tornando cada dia mais importante para o processo de fortalecimento e resgate, se constituindo assim um modelo de sustentabilidade cultural.
O projeto teve apoio do Ministério da cultura- MinC, a Setul a proponente , o estado do Acre o interveniente, a OPIRJ e povo Kuntanawa executores e parceria "Prêmio Tuxaua", FEM , ICMBIO, FUNASA, DERACRE Agradecemos o apoio e confiança na proposta do projeto "Corredor Pano"
APOIO:
FOTOS:
Mulheres Kuntanawa!APOIO:
FOTOS:
Rodada de mariri
Dircinei -Presidente da Fundação de cultura -FEM
Chegada dos visitantes do Governo do Acre
Rodadas de conversas com as lideranças Pano
Caminho da aldeia Kuntamanã
Cleia Shawãdawa
Coordenador da OPIRJ - Osmildo Kuntanawa
Tuin - Liderança Huni kuin
Shaneihu - Liderança Yawanawa
Rodadas de mmariri
Shawãdawa!Txai Nison Saboía em ação!
Guerreiros Kuntanawa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário