Povo Yawanawa

                                      


A Terra Indígena Yawanawa do Rio Gregório possui 187.000 ha, localiza-se a 94 km do município de Tarauacá no Estado do Acre. Sua população corresponde aproximadamente a 700 pessoas e encontra-se distribuída em sete comunidades situadas às margens do Rio Gregório: Matrinchã, Amparo, Sete Estrela, Tibúrcio, Escondido, Mutum e Nova Esperança. A aldeia Nova Esperança e Amparo são representadas pela COOPYAWA. 
 O povo Yawanawa tem um alto índice de natalidade, com uma média de 25 a 30 nascimentos por ano, segundo o censo realizado pelos próprios Yawanawa. Há muito tempo a comunidade  vem se preocupando com a preservação de suas terras e dos seus recursos florestais e faunísticos. Neste âmbito, o povo yawanawa está consciente e procura garantir a subsistência das gerações futuras explorando de forma racional os recursos naturais. Segundo as lideranças para que este processo ocorra é necessário à implantação de projetos que possam garantir o uso sustentável dos recursos florestais, mantendo o equilíbrio ambiental.
Diante da necessidade de garantir um desenvolvimento que considere o tripé ambiental, econômico e social a Cooperativa do povo Yawanawa -COOPYAWA propõe o fortalecimento de atividades já existentes na TI, realizando oficinas voltadas ao etnoturismo, aproveitamento de madeiras mortas, hortas comunitárias, trabalhos com cerâmicas e práticas sustentáveis de agricultura familiar. Apesar destas atividades já serem desenvolvidas na TI, até hoje não foram instruídas pessoas para trabalhar com todas essas temáticas desenvolvidas dentro das aldeias, falta conhecimento técnico. Devido a esses entraves a comunidade perde oportunidades de mercado e de se desenvolver com sustentabilidade. Projetos como esses garantem soberania alimentar, desenvolvimento econômico sustentável, preservação e fortalecimento cultural do povo Yawanawa.















Nenhum comentário:

Postar um comentário