terça-feira, 18 de junho de 2013

Jairo Lima
Indigenista Especializado

Sistema tradicional de reunião, tranquilidade e conforto. Foto: Joaquim Tashka
A discussão envolvendo o pagamento por serviços ambientais (REDD) pelo reconhecimento e serviços prestados pelas comunidades indígenas na manutenção de suas áreas vem tomando força nos últimos tempos tendo, de um lado, os que contestam duramente esta proposta e, de outro os que acham ser uma iniciativa positiva e que deve ser implementada o mais breve possível.
No Acre, algumas discussões vem se condensando cada vez mais, com algumas comunidades já realizando discussões mais amplas, refletindo e construindo propostas. Entre estas comunidades que já vem consolidando estas reflexões citam-se os Kuntanawa (akdeia Kuntamanã) e os Yawanawá (aldeia Mutum) como os maiores defensores dessa proposta de pagamento, porém, dentro de uma política construída pelos próprios povos indígenas interessados, algo que seja de "dentro par fora e não simplesmente imposto aos povos indígenas, estamos buscando o caminho da sustentabilidade" segundo reflete a liderança Joaquim Tashka Yawanawá. 
Haru Kuntanawa. Foto: Arquivo pessoal

Para Haru Kuntanawa "na minha visão essas propostas são positivas porque se mantemos a floresta em pé e tiramos nosso sustento com sabedoria estaremos recebendo o que é de direito, podemos receber este apoio e transformar isso em condições melhores de sustentação para a comunidade... mas a comunidade deve receber pelo que realmente vem fazendo, que vai desde a transmissão dos conhecimentos até os projetos e práticas de manutenção de sua florestas e seus costumes".
A FUNAI, por sua vez, vem tomando conhecimento sobre as diferentes políticas e  propostas em debate nas comunidades indígenas onde faz presente. Nesse processo de acompanhamento vem-se incentivando as Coordenações Regionais para acompanharem as discussões e reflexões que vem sendo realizado em suas jurisdições.


Além das discussões, esta visita a esta Terra Indígena, trouxe mais um momento de troca de experiencias e reconhecimento das demandas e necessidades das comunidades, com a visita e apresentação da CR Juruá em todas as aldeias, onde foi possível ouvir e também atualizar as lideranças sobre o processo de implementação da Coordenação Regional e, também, sobre as lutas, avanços e desafios vividos pelos povos indígenas atualmente no Brasil.
Assim, no período de 12 a 14 de junho a CR Juruá, através de seu coordenador regional esteve presente na "ficina de levantamento das potencialidades para desenvolvimento de uma proposta de pagamentos por serviços ambientais" realizada na aldeia Mutum, do povo Yawanawá, Rio Gregório . Para o coordenador regional, Luiz Valdenir, a  participação já neste primeiro momento de discussão "é importante acompanhar estas discussões desde o inicio, pois assim fica mais fácil de se colocar diante da proposta, quanto ao posicionamento da FUNAI quanto a isso. A Coordenação Regional do Juruá não deve ficar alheia a estas discussões, pelo contrário, devemos estgar presentes e acompanhar desde o inicio pois isso vem a  facilitar nossas reflexões e posicionamentos quanto ao tema".
Prof Nani apresentando as idéias. Foto Joaquim Tashka
Como a espiritualidade tradicional nunca fica de fora destes encontros, esta visita trouxe momentos muito especiais de interação com as práticas ritualísticas dos Yawanawá, com o bom rapé e noites de Uni. 
Pajé Tata e Joaquim Tashka. Foto:Laura Soriano
Nas palavras de Joaquim Tashka estes momentos trazem  "pensamento e vibrações positivas" e completa "que os espíritos da floresta ilumine nossa viagem espiritual e nos mande muitas visões para iluminar nossos caminhos hoje e sempre!"
Assim, em mais um acompanhamento e experiência vivida pela CR Juruá estamos estendendo a cada dia nosso raio de ação, consolidando a implementação desta regional e se fazendo presente, dentro de nossas limitações, onde somos demandados.
O papo sobre esta questão de pagamentos por serviços ambientais não acaba por aqui, pelo contrário, inicia-se neste texto, não no intuito de definir um posicionamento mas, sim, de informar e divulgar o que vem sendo discutido e desenvolvidos pelas comunidades quanto a este tema.
Em julho a discussão é junto ao povo Kuntanawa.
Mankae!!!
Jairo Lima
Indigenista Especializado
Chefe da Divisão Técnica - CR Juruá
FUNAI/CZS
(68) 92129880/ 99223639/81149839
sparks: jairo.lima / skype: jairojoselima

Nenhum comentário:

Postar um comentário